O operador de máquinas deve estar preparado para operar o equipamento com total controle de suas funções e estar preparado para lidar com as mais diversas situações sendo capaz de desempenhar suas funções e superar obstáculos de forma eficaz e com segurança.
Muitas empresas possuem certificações que dependem da colaboração de todos os envolvidos e operadores qualificados são essenciais para o sucesso e qualidade dos seus serviços e produtos. Mesmo as empresas menores e/ou que não possuem certificação de qualidade e segurança, exigem profissionais qualificados para operação de máquinas e caminhões pois o capital envolvido é elevado demais para arriscarem permitir acidentes que causem danos ao próprio equipamento, às construções, aos produtos manipulados (no caso de empilhadeiras) e principalmente à integridade das pessoas.
É para isso que existem diversos cursos para capacitação e especialização de operadores de máquinas. O operador de máquinas deve estar preparado para operar o equipamento com total controle de suas funções e estar preparado para lidar com as mais diversas situações sendo capaz de desempenhar suas funções e superar obstáculos de forma eficaz e com segurança.
Geralmente os requisitos mínimos para se tornar um operador de máquinas é ter pelo menos 18 anos de idade, ser habilitado com CNH categoria B e possui ensino fundamental, embora quanto maior o grau de instrução do indivíduo, mais fácil e melhor o aprendizado no curso de operador de máquinas. Para se inscrever em cursos de operador de máquinas o interessado deverá entrar em contato com a instituição mais próxima ou que mais lhe agradar e verificar a disponibilidade de turmas para matricular-se e agendar o início das aulas.
Os cursos para operador de máquinas geralmente têm duração de 50 horas, divididas entre aulas teóricas e aulas práticas com apresentação de modelos de tratores e demonstração de técnicas de operações. Todas as instituições fornecem ao término do curso um certificado de operador de máquinas aos alunos que o concluírem.